Buscar
  • Pr. Jessé Bispo

INTEGRIDADE NAS AÇÕES SAGRADAS

E também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para perpetuar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e do portão da sua cidade. Hoje vocês são testemunhas disso. Rute 4:10


Boaz é um destes crentes que entende o que é seguir ao Deus vivo. Ele não apenas conhece os mandamentos, mas dá um lindo testemunho do que é andar e do que é viver de acordo os princípios de Deus. Seu nome significa rápido e forte. Seu relacionamento com Deus produziu uma capacidade de ser “rápido e forte” não em seu próprio benefício, mas pela causa de Deus. Veja que ele era alguém com riquezas. Parece que tem propriedades e pessoas que o servem. Mas ele mostra que estes confortos e privilégios são dádivas de Deus, e que devem ser usados para Seus propósitos e para a Sua glória.


Sua biografia registra que foi um crente que deu de seus recursos para a pobre e amargurada Noemi, e a sua nora Rute. Vemos que poderia ter aproveitado uma oportunidade para abusar da jovem Rute na noite que esteve com ela, mas a bíblia diz: não conheceram um ao outro (Rt 3:14). Ali ele toma conhecimento de um dever que não é inicialmente dele, mas de um parente próximo. Poderia muito bem ter mantido esta responsabilidade nas mãos de seu parente e tocado tranquilamente sua vida, mas não o fez. Ele entende que quem vive sobre a governabilidade de Deus pensa como o próprio Deus. Suas leis são inscritas em seus corações. Mais que confortos e facilidades, deseja ver o bem de gente sofrida como as Noemis e as Rutes. Está pronto para pagar o preço. Entende o valor de perpetuar e não exterminar a honra de Malon. A considerar a possibilidade de ter um filho que não terá o seu nome, mas de alguém que morreu.


Boaz foi “rápido” e foi “forte” para fazer coisas que Deus gosta. Não foi indiferente com deveres sagrados. Ele nos deixa um testemunho para que possamos hoje dar uma pausa e verificar em como temos nos relacionado com Deus. Em como temos lidado com Seus mandamentos. Em como aproveitamos as oportunidades para sair do nosso conforto por um bem maior que este conforto. Que ao meditar possamos achar graça em Deus para converter nossa força e nossa rapidez para o bem e para a glória de Deus.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo