top of page
Buscar
  • Foto do escritorRev. Tiago Leite

Por que Estudar Teologia é Importante: Porque os Detalhes Importam na Busca pela Verdade

João 7:38"Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7:38


Meus irmãos e amigos, quando ouvimos uma história apresentada como verdade, os detalhes importam. Se percebemos pontos obscuros, impossíveis ou incoerentes com a realidade, suspeitamos dela. Nós buscamos razoabilidade e coerência nas histórias que nos são apresentadas como verdade.


Agora, imaginem a verdade sobre nossa existência, a existência do mundo, o propósito do mundo existir, de nós existirmos, inclusive sobre o nosso destino. Essa história não deve soar razoável, coerente e conectada à verdade? Não podemos adotar o discurso de que teologia e doutrina não são importantes, afirmando que o que importa é apenas a religião prática e o relacionamento pessoal com Deus, sem pensar ou estudar sobre Ele. A ciência de Deus, a Teologia, não é uma besteira inútil para teóricos que não caminham com Deus.


Isso não é coerente com o que o próprio Jesus diz em João 7:38: “Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jesus conecta o verdadeiro conhecimento sobre Ele com a revelação das Escrituras. Por exemplo, quando Jesus caminha com os discípulos no caminho de Emaús, Ele começa pelo Antigo Testamento, apresentando todo o pano de fundo até chegar a Ele, o Messias.


Pedro faz algo semelhante em Jerusalém, no início de Atos, durante o Pentecostes. Ele traça um panorama da revelação de Cristo desde o Antigo Testamento, mostrando que as Escrituras são a fonte para conhecermos os detalhes dessa história da verdade de forma mais profunda e coerente. Assim, nossa mente e coração são preenchidos completamente pela verdade. Teologia importa, Doutrina importa.


Paulo, ao escrever para o jovem pastor Timóteo em 1 Timóteo 1, utiliza várias expressões que mostram o perigo das doutrinas falsas e dos falsos mestres. Ele descreve aqueles que ensinam uma doutrina que não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo como orgulhosos e ignorantes. Paulo adverte Timóteo que virá um tempo em que não suportarão a sã doutrina. Pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, acumularão mestres para si mesmos, segundo seus próprios desejos.


Ou seja, se há uma falsa apresentação da verdade, é importante para nós, para nossa defesa e saúde espiritual, conhecermos a verdade como ela é. Teologia é importante.


Lembro-me do que C.S. Lewis comenta em seu livro “Cristianismo Puro e Simples”, ao defender a importância da teologia. Ele diz: “Quando eu escrevia esse livro, algumas pessoas me aconselhavam a não fazer isso, dizendo que o leitor comum não quer saber de teologia, que o leitor comum busca apenas a religião simples e prática.” Mas C.S. Lewis responde: “Eu rejeitei esse conselho. Não acho que o leitor comum seja um tolo. Teologia significa a ciência de Deus, e eu creio que todo homem que pensa sobre Deus gostaria de ter sobre Ele a noção mais clara e precisa possível. Vocês não são crianças. Por que então tratá-los como tal no meu livro?” Teologia é importante porque busca a compreensão correta sobre Deus, Cristo e, consequentemente, sobre nós, a vida, o mundo, o destino, tudo.


Um piloto aposentado, certa vez, chegou para C.S. Lewis após uma de suas palestras sobre teologia e disse: “Sua palestra sobre teologia não tem utilidade para mim. Sou um homem religioso, sei que Deus existe. Quando estou sozinho no deserto à noite, já senti a presença dEle, o tremendo mistério. E é exatamente por isso que não acredito em todas essas fórmulas teológicas, esses dogmas a respeito dEle. Para qualquer um que tenha conhecido de fato a realidade, essas afirmativas teológicas e esses dogmas parecem mesquinhos, pedantes e irreais. Sou um homem prático.” C.S. Lewis então argumenta com aquele homem: “De fato, você tem razão que a experiência com Deus é mais real do que apenas ter um conhecimento teórico sobre Ele. Ver o oceano pessoalmente é mais importante e real do que vê-lo apenas no mapa. Mas”, C.S. Lewis diz: “Pense na Teologia como um mapa. O mapa traz àquele que quer conhecer o oceano uma compreensão da abrangência do oceano, da completude do oceano, de todos os ângulos que já foram registrados sobre aquele oceano por vários marinheiros que já navegaram por aquelas águas. A Teologia é como esse mapa. Ela te leva além de um passeio na praia; ela te leva a uma compreensão do mar de forma mais profunda. A Teologia te leva a entender Deus segundo as Escrituras, de forma diligente, abrangente, sólida e igualmente real.”


Essa é a defesa que faço da importância de estudarmos Teologia, de nos aprofundarmos no conhecimento correto das Escrituras para entendermos a história da verdade do jeito que ela é, sem ignorar detalhes, possíveis erros e invenções dos homens.


A Teologia é fruto do amor de Deus por nós. Ele nos ama. Ele decidiu não ser apenas um Deus transcendente, inalcançável, inatingível, mas decidiu se relacionar conosco. Ele não queria ser apenas um amigo secreto, distante, mas provê informações sobre Si mesmo para nós, reveladas na criação, nas Escrituras e em Cristo Jesus.


A Teologia é o resultado do respeito de Deus por nós, homens, porque Ele nos criou à Sua imagem e semelhança, com racionalidade, pensamento lógico e reflexão sobre verdade e mentira. Então, Ele proporciona para nós o mínimo de explicação sobre tudo o que existe.


Teologia é o resultado da direção de Deus, não apenas provendo para nós, aos homens, explicações sobre Ele mesmo, mas também nos dando explicações sobre planos e propósitos que Ele tem para nós e para o mundo.


Teologia, por fim, é o resultado da redenção de Deus, porque Ele proporciona para nós, homens, a oportunidade de conhecermos a verdade, de tomarmos uma decisão por ela, de nos entregarmos a Cristo, de reconhecermos nossos pecados, confessá-los, nos arrependermos e sermos transformados pelo evangelho, pela pessoa de Cristo.


Teologia é o resultado do amor, do respeito, da direção e da redenção de Deus. Vale a pena estudar Teologia. Vale a pena conhecer a boa doutrina para sermos protegidos da falsa e para que nossa vida seja mais bem fundamentada.


Para terminar, cito o que Jesus diz no final do Sermão do Monte: “Todo aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como o homem que constrói sua casa sobre a areia. Quando vem a tempestade, a casa cai. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e as pratica é como o homem que constrói sua casa sobre a rocha. Quando a tempestade vem, a casa não desmorona.” A vida não se destrói. Mais do que apenas estudar boa Teologia, precisamos viver com Jesus e caminhar com Ele. Temos o mapa, mas temos um contato direto com o oceano. Temos a Teologia, o estudo abrangente das Escrituras, mas, mais do que isso, amamos e nos relacionamos com o Deus das Escrituras.


Que Deus nos abençoe. Não desistamos. Não desanimemos. Não ignoremos. Não desprezemos o estudo correto da palavra de Deus. Afinal, se queremos saber se a história é verdadeira, os detalhes, os detalhes importam.

19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Elcia Ribeiro
Elcia Ribeiro
Jun 14

Eu diria que estudar teologia é amarrar laços e construir pontes, usando o conhecimento como instrumento aferido e eficiente, sob a direção do Espírito Santo de Deus. Se não for para servir, não faz sentido, porque estaria em sentido contrário à direção que Jesus indicou para a Sua Igreja.


Like
bottom of page